NFT Entenda como funciona a tecnologia do token

           É um item único, um item não fungível. No mundo digital, este item não fungível é representado por um token – token não fungível, ou non-fungible token no inglês. Em outras palavras, NFTs são uma forma de demonstrar propriedade sobre um ativo digital ou um ativo do mundo real representado por um token. NFTs não são reduzidos à arte, apesar de o grande boom ter ocorrido por conta da atratividade pelas artes digitais. Qualquer coisa pode ser um NFT: uma imagem, áudio, vídeo, um nome de domínio, ingressos para shows, álbuns de música, ativos digitais no jogo (por exemplo, uma skin).

            Tokens em geral (não só os NFTs) rodam em um protocolo ou tecnologia chamada blockchain. De forma resumida, blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. São pedaços de código gerados online, que carregam informações conectadas, como blocos de dados que formam uma corrente. Esse sistema que permite o funcionamento e transação das criptomoedas, totalmente criptografadas e descentralizadas. Os NFTs representam, então, uma grande oportunidade para assegurar qualquer tipo de contrato digital, sem intermediários, de forma que ele tenha um registro irrevogável. 

            A compra e venda se dá por meio de plataformas digitais exclusivas para negociações de NFTs. São marketplaces específicos para esse tipo de token. Os NFTs são precificados e pagos em criptomoedas – em geral, o ethereum. 

           Os mais notáveis NFTs são de criptoarte, como dito acima. Elas podem ter um teor visual, musical, literário ou audiovisual. Existem vendas até de obras físicas, cuja titularidade é garantida por contratos NFTs. Não só isso: também são vendidos tweets de celebridades, memes e códigos de programação famosos. Sem falar nos esportes, com trechos de jogadas emblemáticas, ao entretenimento, em especial games, que possuem NFTs de personagens, skins, armas e artefatos.

            NFT estabelece o conceito de escassez digital, algo antes impossível de se garantir tecnicamente. Por que comprar algo que pode ser visto de graça?

Pelo mesmo motivo que se compram quadros ou até chuteiras e guitarras autografadas. Estes itens físicos e raros podem ser expostos, mas eles pertencem à sua coleção e a de mais ninguém.  Como Ethereum.org cita: “Será que pesquisar no Google uma imagem do Guernica, de Picasso, faz de você o orgulhoso novo proprietário de uma peça multimilionária de história da arte?”

           A diferença dos NFTs é que a ideia de coleção (e até de valor) deixa de estar restrita a itens raros do mundo físico e passa a explorar as oportunidades das raridades ou colecionáveis digitais.

NFT Entenda como funciona a tecnologia do token



Compartilhe