Vamos te dar razões para amar as segundas-feiras
Responda rápido: você ama ou odeia quando chega a segunda-feira? Você é do tipo de pessoa que sofre da Síndrome da Vinheta do Fantástico? Isso mesmo! Síndrome da Vinheta do Fantástico ou síndrome do domingo. Já ouviu falar?
A Síndrome do Fantástico (ou síndrome do domingo) ocorre quando a pessoa fica tensa, triste, inquieta ou ansiosa com a chegada do final do domingo, e recebe este nome justamente porque, quando toca a vinheta do telejornal, é que lembramos que a chegada de uma nova semana se aproxima
Para exemplificar este fenômeno, fala-se, também, que quem sofre desta síndrome, costuma viver na modalidade 5 por 2. São 5 dias infelizes para 2 dias de felicidade e satisfação (às vezes, são 6 por 1)…
Ninguém é obrigado a amar a segunda-feira, mas, se ela está sendo um problema na sua vida, existe algo de errado. Isto porque, é de segunda à sexta-feira que a maior parte das pessoas usam para produzir e realizar os seus sonhos. Preparamos algumas dicas para auxiliar você a deixar esse dia da semana mais leve.
1. Organize-se
A segunda-feira normalmente parece conturbada, pois muita gente deixa acumular tarefas e tem uma organização para sair na sexta-feira com a consciência tranquila. Observe é como você está organizando suas tarefas semanais. Muitas vezes, nos sentimos pressionados pelas atividades que temos que realizar, achamos que é muita coisa e, sem saber por onde começar, a tendência é nos perdemos em meio ao caos e não conseguirmos fazer nada. Acredite. O caos é um agente paralisante. Paralisa mente, corpo e espírito. Portanto, livre-se do caos que está sob o seu controle.
2. Não adie tarefas
Não adie tarefas chatas ou complicadas que você pode resolver nesta quinta-feira ou sexta-feira para a semana seguinte. Se fizer isso, além de já começar a semana com o humor meio ruim, ainda corre o risco de ficar lembrando da “chatice” durante o final de semana.
3. Não marque reuniões tensas
Evite, sempre que possível, marcar reuniões ou compromissos tensos para a manhã da segunda-feira. “Ter uma reunião logo cedo, antes até de saber o que está acontecendo no mundo, é uma boa forma de começar a semana bem triste”. O melhor é começar com mais calma até entrar no ritmo e não ser obrigado a fazer isso “no tranco”.
4. Faça atividades de lazer
Aproveite o final de semana para atividades de lazer. “O horário de não trabalho também tem de ser respeitado”. Ou seja, mesmo que você se sinta tentado a trabalhar “só um pouquinho” para adiantar alguma coisa, dar “só uma olhadinha nos e-mails” ou terminar aquele relatório, pois “em casa consegue se concentrar melhor”, contenha-se ou possivelmente vai voltar ao trabalho com a sensação de ter emendado uma semana na outra. Se você percebe que perde muito o ritmo durante o final de semana, pode tentar criar uma agenda (de lazer, por favor) para o sábado e o domingo. “Você pode tentar acordar no mesmo horário de sempre, ir para a academia, depois marcar um almoço e por aí vai”, descanse sua mente e corpo.
5. Tome um bom café da manhã
Antes de sair de casa, na segunda-feira, ou antes de sentar à mesa para o trabalho, reserve um tempo para tomar um bom café da manhã, com calma. “Vale a pena até acordar um pouco mais cedo para isso, pois essa sensação boa, de se alimentar bem e sem tanta pressa, pode deixar tudo mais leve durante o dia.”
6. Se observe
Observe se a segunda-feira anda pesada porque você volta mais cansado fisicamente do final de semana ou se é mesmo um cansaço mental ou alguma questão de estresse acumulado. “É natural voltar fisicamente prejudicado já que nesses dias você tira o corpo de cima da cadeira e faz outro tipo de atividade. A volta para o trabalho tem que ser como aquele dia em que você vai andar de bicicleta e depois ficar com o corpo dolorido.”
7. Tenha gratidão
O primeiro passo para ter uma segunda-feira mais leve e produtiva no trabalho e encarar bem o inicio de uma nova semana é ser grato. Tenha sempre em mente que uma nova semana é sempre uma oportunidade de aprender e se tornar uma a pessoa e profissional melhor. Não desperdice essa oportunidade.
8. Durma bem
Uma boa noite de sono nos ajuda a acordar cheios de disposição e preparados para a correria do dia a dia. Dormir é permitir que o corpo se recomponha e deve ser encarado com seriedade, já que durante o sono é que ocorrem os vários processos metabólicos essenciais para o funcionamento do nosso organismo.
Agora, se você perceber que o que está incomodando não é o cansaço físico, a mais importante dica para melhorar sua segunda-feira é fazer o que você gosta, com pessoas com que você se sente bem. “Se todo início de semana for um martírio, se você tem a síndrome do domingo à noite, possivelmente esteja com a luz amarela acesa”. Se isso estiver ocorrendo de fato, o jeito é encarar o problema e sair em busca de uma solução, até procurando um novo emprego, se for o caso.
