Aprenda sem mistério como ganhar milhas com o cartão de crédito
As milhas geralmente estão entre as opções de programas de benefícios, nos quais o valor gasto no cartão pode ser convertido em pontos para trocar por recompensas. Esses programas visam incentivar o uso do cartão e fidelizar o público. Vale explicar a diferença entre pontos e milhas: os pontos são uma espécie de moeda no programa de incentivo: sempre que você gasta o valor estabelecido pelo programa no cartão de crédito, recebe um ponto. Sendo assim, o valor da fatura é convertido em pontos a cada mês e o saldo fica acumulado no programa, vinculado ao CPF da pessoa titular do cartão.
A maioria dos programas de fidelidade usa o dólar como referência para a conversão de pontos, logo, a cotação da moeda no dia do fechamento da fatura embasa o cálculo. Vamos supor então que um programa oferece um ponto a cada dólar gasto. E que o valor da fatura fechou em R$ 2.000 e a cotação do dólar no dia é de R$ 5. Nesse exemplo, a fatura paga vai gerar 400 pontos.
O primeiro passo para ganhar milhas no cartão de crédito é fazer seu cadastro em um programa de pontos que tenha milhas como opção de recompensa. Após ativar seu cadastro, os gastos serão convertidos em pontos e você pode acompanhar o saldo pelo site ou aplicativo do programa. Caso você já tenha um cartão de crédito e queira saber se existe um programa de pontos disponível, é preciso verificar essa informação com a instituição financeira que emitiu o cartão. Em alguns casos, é preciso pagar um valor mensal ou anual para participar do programa de benefícios e poder acumular milhas no cartão de crédito.
Após atingir o limite mínimo, que varia conforme o programa, os pontos devem ser transferidos para o programa de fidelidade da companhia aérea escolhida. Para saber exatamente como fazer essa transferência, é preciso consultar o suporte do cartão ou do programa de pontos. Os principais programas de milhagens de companhias aéreas no Brasil são: Latam Pass, da Latam, Smiles, da Gol, e TudoAzul, da Azul.
O saldo resultante em milhas do vai depender do sistema de pontos do cartão, portanto, é preciso verificar as regras do programa. Além disso, existem campanhas promocionais periódicas que multiplicam o valor dos pontos para serem usados na conversão. Porém, existem sites que permitem fazer a cotação de milhas aéreas, para ter uma noção de quanto o saldo em pontos pode render. O valor é referente a um milheiro, ou seja, mil milhas. Utilizando esse recurso, você pode ter uma estimativa do valor em passagens aéreas do saldo em pontos acumulado no cartão.
Além de milhas, os programas de pontos podem oferecer serviços (hospedagem e aluguel de veículo, recarga de celular, desconto na fatura do cartão de crédito, por exemplo) e até cashback — um percentual do valor gasto de volta, em dinheiro. Para obter o cashback, saldo em sua conta por exemplo se você que possui conta no banco do Brasil pode utilizar o seguinte caminho no do banco Meus benefícios> cashback>cashback com pontos e troque seus pontos por dinheiro.
Lembre-se de pois de ter realizado seu cadastro no programa de pontos do seu cartão de crédito, use seu cartão de crédito para tudo. Essa é a regra número do milheiro, para pagar todos os gastos possíveis. Isso quer dizer que mesmo que você compre só um cafezinho na padaria, você deve usar o seu cartão para pagar. É importante deixar essa estratégia traçada. principalmente para concentrar os seus gastos como uma oportunidade de acumular milhas com essas compras, por menores que sejam. Uma dica legal é deixar assinaturas e serviços de recorrência com o seu cartão de crédito cadastrado, assim você vai pontuando com despesas que você já teria de qualquer maneira.
