O que é Inteligência Emocional?
As pessoas geralmente têm dificuldade em entender e entender o verdadeiro significado de “inteligência emocional. Algumas pessoas entendem que as emoções são o que elas sentem. E eu pergunto a você: se eu pegar um pequeno martelo ortopédico e bater no seu joelho? você terá um reflexo no joelho! Isso seria uma emoção? De jeito nenhum. Portanto, entenda que as emoções não é o que você sente. Ou pelo menos não é só isso.
Para entender a inteligência emocional, você precisa entender o que é emoção. devemos ver Inteligência emocional versus emoções.
A emoção é a forma como o organismo responde a um estímulo. As emoções são essencialmente automáticas. Algo que impulsiona a ação. A emoção é um efeito da natureza humana que evoca uma resposta eficaz e oportuna.
Imagine que você está em uma bela praia e vai nadar. Você vai até o fundo e tem uma experiência positiva lá. Mas quando você está lá, a sombra do tubarão passa. É muito interessante quando seu cérebro registra a informação sobre "tubarão". No momento em que o cérebro registra essa informação, ele ativa um programa de ação. Porque o cérebro é um dispositivo de biocomputação que ativa um programa que coordena mudanças em todo o corpo. Você pode sentir alterações em suas pupilas, boca seca, seu estômago pode parar de produzir ácido, seu corpo pode coordenar o fluxo sanguíneo para grandes músculos, braços e pernas e costas.
Ou seja, você não tem controle sobre a emoção. Depois que você percebe que cabe a você administrar essa capacidade de controlar seus sentimentos, seus impulsos e se concentrar na atividade que precisa desenvolver, você obtêm o melhor resultado possível.
A inteligência emocional, é essa habilidade de controlar seus sentimentos e impulsos, esse O conceito se popularizou com a publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Com base no conceito definido pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer em 1990, o escritor acrescentou às habilidades cognitivas os atributos de personalidade.
Entre esses atributos de personalidade estão a capacidade de controlar seus próprios impulsos, de motivar a si mesmo, confiar em quem está a sua volta, sentir empatia e saber compreender os sentimentos do próximo, entre outros.
Como mencionado acima, Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional diz que essa habilidade só é alcançada quando a pessoa tem a capacidade de equilibrar o emocional e o racional. Os principais pilares da inteligência emocional que uma pessoa deve ter se quiser desenvolver essa habilidade são:
- Sinta seus sentimentos;
- Controle suas emoções;
- Auto-motivação;
- Empatia;
- Saber se relacionar interpessoalmente.
