Onde encontrar CDB de liquidez diária?
A liquidez é um dos critérios que você precisa levar em conta toda vez que for tomar uma decisão de investimento, para evitar perder dinheiro. Liquidez corresponde ao grau de facilidade de converter um investimento em dinheiro, seja este investimento um ativo financeiro ou um bem. Em outras palavras, corresponde ao prazo necessário para transformar em caixa o valor de algo. Liquidez diária, refere-se que diariamente o valor investido, sofrerá reajustes de juros.
O CDB - Certificado de Depósito Bancário consiste em títulos de renda fixa privados. O emissor é sempre uma instituição financeira bancária. Geralmente, CDBs com liquidez diária têm rendimento pós fixado, significa que o retorno depende de um índice, sendo o mais comum o CDI. Nessa caso, dizemos que o mínimo de rendimento aceitável é o equivalente a 100% do CDI, mas existem outros que pagam acima dessa taxa. Esse tipo de CDBs você encontra diretamente nos bancos e também em algumas corretoras. Como estão sempre disponíveis para aportes, essas aplicações são perfeitos para quem quer investir todos os meses.
O CDB com liquidez diária é uma do mais comuns investimentos. Porém, é preciso cuidar com o percentual pago ao investidor. Na rentabilidade pós fixada, costuma ser oferecida uma porcentagem do CDI. Por exemplo, 90% do indexador. Na liquidez diária, é comum o retorno ser abaixo de 100% do CDI, especialmente nos grandes bancos. No entanto, é possível encontrar alternativas que pagam melhor, disponíveis nos bancos digitais e algumas corretoras. Por exemplo a Rico investimentos oferece 230% do CDI, a partir de R$ 100 investidos, Pagbank oferece 130% do CDI, a partir de R$ 1.
Mas não esqueça, apesar da liquidez ser importante, ela sempre deve ser avaliada junto com o risco e a rentabilidade.
A rentabilidade é o retorno da aplicação financeira. Por sua vez, o risco indica o potencial de perdas do investimento. Por exemplo, a renda fixa tem baixa possibilidade de prejuízos. Enquanto isso, na renda variável, acontece o contrário, afinal, a volatilidade é grande.
Entendendo esses três conceitos, é possível relacioná-los. A liquidez envolve duas questões importantes:
- perda de valor;
- facilidade de conversão.
Considerando o primeiro aspecto, fica claro que um ativo pode ter alta liquidez, desde que seu valor seja reduzido. Portanto, essa variável é inversamente proporcional à rentabilidade.
Já o risco é diretamente proporcional à rentabilidade. Quanto mais alto ele for, mais elevado é o potencial de remuneração.
