Fábula o Cavalo e o Porco

A fábula do "Cavalo e do Porco" é bastante conhecida e que tem uma série de interpretações, porém, existe uma importante reflexão a ser feita quando se está numa posição de liderança. Vamos relembrar o conto:

"Um fazendeiro colecionava cavalos e só lhe faltava uma determinada raça para completara sua belíssima coleção. Um dia ele descobriu um sujeito de muito longe que tinha esse determinado cavalo e não desistiu até conseguir comprá-lo. Um mês depois infelizmente o cavalo adoeceu, ele então chamou o veterinário que disse:

- Bem, o seu cavalo está com uma doença infecto contagiosa muito grave. É preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu regressarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo. Por perto, o porco escutava a conversa toda.

No dia seguinte deram o medicamento ao cavalo e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Força, amigo! Levanta-te daí, senão serás sacrificado!!!
No segundo dia, deram-lhe o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Vamos lá amigo, levanta-te senão vais morrer! Vamos lá, eu ajudo-te a levantar… força, vamos!
No terceiro dia deram-lhe o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode
contaminar os outros cavalos.
Quando se foram embora, o porco aproximou-se do cavalo e disse:
- É agora ou nunca, levanta-te depressa! Coragem! Tu consegues! Boa, devagar! Ótimo! Vamos! Agora mais depressa, vá… Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Tu venceste, campeão!!!

Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo a correr no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou! Isto merece uma festa e para comemorar vamos matar o porco!!!

Moral da história: 
Isto acontece com frequência no ambiente de trabalho e na nossa vida.
Dificilmente se percebe quem tem o mérito pelo sucesso, no entanto, muitas vezes aquilo é atribuído à pessoa errada. 
Faça por você, faça pela sua família, faça pela sua careira e pela sua ética profissional. O retorno será certo, talvez nessa ou em outra empresa.

 

O que você sente? O que pensa à respeito? Não precisa responder ou comentar esse artigo com essa resposta... apenas reflita!

A crença de que todos nós temos uma missão deve ser considerada sempre. O porco chegou à sua, ou seja, engordar, engordar e engordar para depois ser servido numa ocasião especial! O fantástico dessa fábula é que ele foi além! Ele ajudou e desenvolveu um colega... mas como estamos falando de liderança, quero propor outras reflexões.

A missão do líder está em atingir (ou superar metas) definidas pela empresa através das pessoas que lidera. Considerando que o emprego é uma troca, ou seja, seu esforço deve ajudar a empresa no seu propósito básico de gerar riqueza, em troca de salários. Quanto melhor for o desempenho, melhor serão as condições que o líder terá para criar um melhor ambiente de trabalho para sua equipe. 

Um desenvolvimento genuíno de pessoas deve acontecer como um mentoring, sim, um mentoring! Aquele em que periodicamente se dedica um tempo, aplica sua experiência para mostrar caminhos, acompanha o desenvolvimento e faz com que a pessoa voe! Entendeu o papel do porco? Genuíno, pois não esperava nada em troca! Gratificante, pois cumpriu sua missão!

Fábula o Cavalo e o Porco



Compartilhe